• Doe agora

    04 de Agosto, 2020

    Dia do Padre

    Neste dia 4 de agosto rendemos nossas homenagens a todos os padres

    O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 04 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou "homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico".
    O padre é uma figura que merece ser celebrada, pois é um modelo de excelência de Jesus Cristo e trabalha como um bom pastor, encaminhando as ovelhas do Senhor e auxiliando elas em seus conflitos e em suas lutas. A vida de um padre deve ser um verdadeiro exercício de amor, uma constante doação silenciosa e suas ações devem ser um constante exemplo e testemunho de como devemos nos comportar diante da nossa vida terrena.
    Há muitos séculos, o padre é visto como um representante de Deus na terra. Ser padre é ser "pai" de uma comunidade inteira. Ele é o homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da benção, exemplo de humildade, penitência e tolerância; o pregador e conversor da fé cristã. Sua missão é construir comunidades, entender a alma humana e perdoar dos pecados, evangelizar, unir e alimentar a comunidade pela Eucaristia.
    Entre outras atribuições, cabe ao padre a celebração de eventos como missas, dar a comunhão aos seus fiéis, celebrar momentos importantes como batizados e casamentos. Ele deve estar sempre pronto para o seu povo, dando o apoio e o suporte necessário para que eles sigam em frente, e se mantendo como uma luz brilhante para que eles saibam por que caminhos andar e por onde devem evitar passar.
    Na palavra de Deus em Hebreus 5, 1-2 diz: "De fato todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ele sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraquezas."
    Nesse dia tão importante, precisamos agradecer e ele pela vida que escolheu levar, seguindo os desígnios de Deus e abraçando a todos aqueles que precisarem de sua força e de seu exemplo. Como bem disse São João Maria Vianney: "Se tivéssemos fé, veríamos Deus oculto no sacerdote, como a luz por trás da vidraça, como vinho misturado na água."
    Amemos nossos Párocos, rezemos pelos padres! Agradecimentos aos padres do nosso Santuário: Anderson Godói e Diego pela dedicação e carinho  com que cuidam do seu rebanho.

    Crédito do texto: Jornalista Fiquinho
    Colaboração da Amex